O MEU DIVISOR DE ÁGUAS, MELODIAS E HARMONIAS! O CLUBE DA ESQUINA



Em 1974 eu tinha 9 anos e já ia e voltava da escola sozinho, e todos os dias sempre assobiava uma música que eu nem sabia o nome, e muito menos o autor. Eu adorava e adoro até hoje aquela melodia. Todos os dias bem cedo antes de sair para escola eu ligava a televisão na TV Cultura, para ver se conseguia assistir pelo menos o início de Vila Sésamo, mas antes eu sempre assistia uma vinheta que não me lembro se era de algum programa ou da abertura da programação da emissora, foi assistindo esta vinheta que eu tive o prazer que conhecer a música que eu assobiava todo santo dia. Anos mais tarde eu vim a descobrir que se tratava da música "Catavento" do Milton Nascimento. Este foi o meu primeiro contato com um universo musical que me mudaria a minha vida. 




Mas o que mais me marcou musicalmente ainda estava porvir. Numa destas voltas do colégio quando eu chego em casa percebo que minha irmã Elly está escutando uma música diferente na sua vitrola estéreo Delta. Fui almoçar mas continuei a escutar aquela música que mexia comigo. Era música gostosa de escutar. Num determinado momento fui perguntar o que ela estava escutando, então ela me respondeu que era um disco que pegou emprestado com um amigo, ela me chamou mais perto e me entregou a capa do LP que estava girando na vitrola, foi que eu li: "Milton Nascimento • Lô Borges • Clube da Esquina"








A partir de então não parei mais de escutar este LP. Me encantei logo de cara com o interior da capa do disco duplo (que por sinal foi a primeira vez que eu vi um Lp duplo) mostrando aquela colagem de fotografias das pessoas que participaram do disco. A primeira música que me pegou foi "Paisagem na Janela", depois vieram "O Trem Azul", "Um Girassol da Cor do seus Cabelos" e em pouco tempo já sabia todas as músicas do Clube da Esquina decor e salteado. Foi a partir do Clube da Esquina que eu comecei a prestar atenção e aprender distinguir os instrumentos musicais, o que era um arranjo, e quem tocava determinado instrumento e eventualmente a conhecer outros músicos brasileiros, Alaíde Costa é um bom exemplo. A partir daí comecei a comprar discos de quem participou desta obra prima! Vieram discos do Lô Borges de 1972 que tem um tênis na capa, depois o disco Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli, Toninho Horta. Daí para frente a ramificação fonográfica não acabou mais! Acabara de nascer a minha coleção de mais de 16.000 LPs!!!!


Agora eu vou descrever um pouco da história deste disco e deste Clube da Esquina.


O movimento  Clube da Esquina surgiu em 1963, do fruto da amizade de Milton Nascimento com os irmãos Borges, no bairro de Santa Tereza em Belo Horizonte Minas Gerais. Milton Nascimento tinha acabado de chegar de Três Pontas, cidade onde vivia e já tocava na banda W'S Boys juntamente com o Wagner Tiso. O Clube da Esquina reuniu jovens muito especiais, como próprio Milton Nascimento,Wagner Tiso, Fernando Brant, Márcio Borges, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Novelli, Tavinho Moura, Ronaldo Bastos, Paulo Braga, Lucas Alves e uma infinidade de instrumentistas e compositores da melhor qualidade apresentando uma nova perspectiva musical e um refinamento sem precedentes. 







A sonoridade sofisticada do Clube da Esquina tinha as suas influencias nos Beatles, nas inovações da Bossa Nova, no refinamento do Jazz, passando pela música negra folclórica mineira, musica erudita e música latina. Onde a soma de todas estas influencias nasceu em 1972 o LP duplo "Clube da Esquina" assinado por Milton Nascimento e Lô Borges. Com direção musical de Lindolfo Gaya, e orquestrações de Eumir Deodato e Wagner Tiso o LP Clube da Esquina foi um divisor de águas na música popular brasileira e na minha vida também!



Ficha Técnica

Clube da Esquina (1972)

Produtor Fonográfico:
Indústrias Elétricas e Musicais Fábrica Odeon S/A
Diretor de Produção: Milton Miranda
Diretor Musical: Lindolfo Gaya
Orquestradores: Eumir Deodato e Wagner Tiso
Regente: Paulo Moura
Diretor Técnico: Z. J. Merky
Técnico de Gravação: Nivaldo, Jorge e Zilmar
Técnico de Laboratório: Reny R. Lippi
Lay-out: Gafi
Fotos: Cafi e Juvenal

Músicos:
Lô Borges – violão
Tavito – Guitarra de 12 cordas e violão
Toninho Horta – Guitarra e baixo
Nelson Ângelo – Guitarra, surdo e piano
Wagner Tiso – Órgão e piano elétrico
Beto Guedes – Baixo e guitarra
Robertinho - Bateria
Luiz - Caxixi


Rubinho – Tumbadora






Músicas:

Tudo que voce podia ser
(Lô Borges e Márcio Borges)
Milton Nascimento

Cais
(Milton Nascimento e Ronaldo Bastos)
Milton Nascimento

O trem azul
(Lô Borges e Ronaldo Bastos)
Lô Borges

Saídas e bandeiras nº 1
(Milton Nascimento e Fernando Brant)
Milton Nascimento e Beto Guedes

Nuvem cigana
(Lô Borges e Ronaldo Bastos)
Milton Nascimento

Cravo e canela
(Milton Nascimento e Ronaldo Bastos)
Milton Nascimento e Lô Borges

Dos cruces
(Carmelo Larrea)
Milton Nascimento

Um girassol da cor de seu cabelo
(Lô Borges e Marcio Borges)
Lô Borges

San Vicente
(Milton Nascimento e Fernando Brant)
Milton Nascimento

Estrelas
(Lô Borges e Marcio Borges)
Lô Borges

Clube da Eesquina nº 2
(Milton Nascimento e Lô Borges)
Milton Nascimento

Paisagem da janela
(Lô Borges e Fernando Brant)
Lô Borges

Me deixa em paz
(Monsueto e Ayrton Amorim)
Alaíde Costa e Milton Nascimento

Os povos
(Milton Nascimento e Márcio Borges)
Milton Nascimento

Saídas e bandeiras nº 2
(Milton Nascimento e Fernando Brant)
Milton Nascimento e Beto Guedes

Um gosto de sol
(Milton Nascimento e Ronaldo Bastos)
Milton Nascimento

Pelo amor de Deus
(Milton Nascimento e Fernando Brant)
Milton Nascimento

Lília
(Milton Nascimento e Fernando Brant)
Milton Nascimento

Trem de doido
(Lô Borges e Márcio Borges)
Lô Borges

Nada será como antes
(Milton Nascimento e Ronaldo Bastos)
Milton Nascimento e Beto Guedes

Ao que vai nascer
(Milton Nascimento e Fernando Brant)


Milton Nascimento.

Em 1978 nasceu o "Clube da Esquina 2" mas isto fica para outro post!





Quer conhecer mais deste fantástico mundo que envolve o Clube da Esquina? Assista abaixo os documentários Milton Nascimento "A Sede do Peixe" de 1997, onde Milton juntou os velhos amigos do Clube da Esquina e mais Caetano Veloso, Alcione, Skank, Nana Caymmi e Gilberto Gil. Dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor e assista também A História do Clube da Esquina - A MPB de Minas Gerais. Direção e Roteiro de Bel Mercês e Letícia Gimenez. 









Aquele Abraço!!!!
Fernando Rozzo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LORD GANESHA !!!!

Programa - Escutar é preciso, falar não é preciso